Inovação Agro transforma cidades do interior do RS

30/08/2022

O desenvolvimento de tecnologias associadas ao agronegócio está transformando a realidade de cidades do interior do Rio Grande do Sul. O assunto foi debatido nesta segunda-feira (29/8), durante o RS Innovation Agro, na 45ª Expointer. Esta é a primeira vez que há na feira um espaço exclusivo para apresentar e discutir as principais tendências do agronegócio gaúcho.

Dezenas de especialistas no assunto passaram pelo RS Innovation Agro em seu primeiro dia de funcionamento para expor ferramentas tecnológicas e soluções para o setor. Um dos painéis tratou da cultura de inovação e de ações que estão impactando diversas regiões do Estado por meio do Inova RS.

Implantado há três anos no Estado, o Inova RS é um programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) que visa a execução de projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social do Estado. O programa divide o Estado em oito macrorregiões, denominadas ecossistemas regionais de inovação. Seis desses ecossistemas têm projetos voltados para o agronegócio: Vales; Produção e Norte; Noroeste e Missões; Central; Fronteira Oeste; e Campanha e Sul.

Na macrorregião Produção e Norte, o projeto Agrotec Norte tem focado em pequenas propriedades rurais inteligentes. Na região dos Vales, o Inova+Vales está explorando o potencial de plantas bioativas, processos de bioconversão e de controle biológico. Na região Noroeste e Missões, além do controle biológico, as energias renováveis e a irrigação inteligente têm se destacado. Na região Central, há o FoodSystem, que objetiva conectar a cadeia do alimento. No Oeste e Campanha, o foco é o incentivo ao surgimento de agritechs e, no Sul, o bem-estar animal, com a produção de suplemento animal a partir de microalgas e insetos.

Dentre os painelistas, o RS Innovation Agro contou, nesta segunda-feira, com a participação de gestores de inovação, selecionados e capacitados pela Sict para conduzir esses projetos no interior do Estado.

O gestor de inovação da região dos Vales, Thomas Schmidt, ressaltou que a sua macrorregião tem forte atuação no agro. “Na região dos Vales, a nossa estratégia é baseada em biotecnologia e automação. O Inova+Vales é um projeto guarda-chuva, no qual três projetos do agro foram elencados”, destacou. No primeiro projeto, o potencial das plantas bioativas foi explorado. Outro projeto de inovação aprovado trata da bioconversão de resíduos: usando agentes biológicos, transforma-se o resíduo industrial em uma fonte proteica. Também há o controle biológico, a sustentabilidade. E um terceiro projeto, que é o reaproveitamento de resíduos hortifrútis.

O Inova RS é baseado na atuação interconectada da sociedade civil organizada e dos setores empresarial, acadêmico e governamental. Nesses três anos, o programa celebra resultados e conquistas e apresenta perspectivas positivas sobre o futuro das diversas regiões do Estado.

O diretor do Departamento de Ambientes de Inovação da Sict, Everaldo Luís Daronco, mediou o debate e afirmou que o Inova RS está proporcionando a transformação regional do Estado. “O agronegócio é um segmento realmente representativo dentro do Rio Grande do Sul. O Inova trabalha com essa regionalização. Não se trabalha com uma única cidade. Se você pegar Vales, são 59 cidades; na Produção e Norte, 131. Não é simples fazer esse trabalho. Estamos conseguindo em poucos anos. Há belos projetos, com resultado, com engajamento”, pontuou.

Também participaram do painel os gestores de inovação Barbara Fritzen e Vinícius Bairros, que atuam, respectivamente, nos ecossistemas da Produção e Norte e do Noroeste e Missões.

A programação do RS Innovation Agro segue até o fim da Expointer, em 4 de setembro, trazendo mais de cem palestrantes e 60 startups. O evento acontece dentro da Casa da Febrac, na avenida Boulevard, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O RS Innovation é uma realização da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), com apoio estratégico da Sict.

Texto: Juliana Dias/Secom

Edição: Secom


Fonte: https://estado.rs.gov.br/inovacao-agro-transforma-...

MATRIZ

Tupanciretã - RS

Av. Padre Roque Gonzales, S/Nº, 98170-000

agropan@agropan.coop.br

55 3272-8900


Desenvolvido por BRSIS