No RS, agricultores recebem kits de proteção para atividades nas feiras livres

29/07/2020

A ação, fruto de parceria público-privada, visa auxiliar as atividades de produtos da agricultura familiar no estado, com a adoção das medidas de segurança necessárias

Famílias de agricultores do litoral gaúcho e do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, receberam kits de proteção contendo máscaras, álcool em gel e cartazes informativos, material voltado para o combate ao coronavírus. A ação, fruto de parceria público-privada, visa auxiliar nas atividades em espaços de feiras livres de produtos da agricultura familiar no estado, com a adoção das medidas de segurança necessárias devido ao coronavírus.

Foram distribuídas 20 mil máscaras, 1,2 mil frascos de álcool em gel e 2,4 mil cartazes. No litoral gaúcho, o material atenderá 52 pontos de feiras e, no Vale do Rio Pardo, 40 pontos de feira. Ao todo, aproximadamente mil famílias de agricultores feirantes serão atendidas pela iniciativa.

O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, esteve nos municípios de Vale Verde e Santa Cruz do Sul, na última sexta-feira, 24, para realizar a entrega dos materiais às famílias de produtores feirantes da região. Durante a ação, ele destacou a importância da realização de parcerias na prevenção ao coronavírus.

“Seguindo orientações da ministra Tereza Cristina, o Mapa trabalha diuturnamente, durante a pandemia, para manter ininterrupto o fluxo de alimentos para os brasileiros e garantir a segurança dos agricultores. Quando governo e iniciativa privada se unem em favor de uma boa causa, os resultados são potencializados”, disse Schwanke.

Para o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS), Geraldo Sandri, esta é uma parceria importante no sentido de colaborar com os extensionistas e com os agricultores familiares que participam das feiras. Ele colocou a Emater à disposição para levar para todo o estado as orientações sobre os cuidados com a saúde nesse período de pandemia.

Os equipamentos de proteção individual ajudarão famílias agricultoras que, semanalmente, participam de feiras rurais e comercializam os seus produtos diretamente com os consumidores. Presente ao ato de entrega dos materiais em Osório, no litoral gaúcho, o deputado federal Alceu Moreira ressaltou os benefícios da ação para feirantes e clientes. “Isso vai permitir que os nossos produtores possam continuar fazendo as suas feiras, atendendo bem aos seus clientes e podendo gerar renda com o seu trabalho”.

Estiveram presentes ainda a gerente de Sustentabilidade e Diversificação na Agricultura da empresa Philip Morris Brasil, Amanda Cosenza, o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, o coordenador-geral de Acesso a Mercados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Mateus Rocha, e a gerente regional da Emater/RS, Lúcia Souza.


Fonte: Canal Rural

https://www.canalrural.com.br/noticias/agricultura/no-rs-agricultores-recebem-kits-de-protecao-para-atividades-nas-feiras-livres/

MATRIZ

Tupanciretã - RS

Av. Padre Roque Gonzales, S/Nº, 98170-000

agropan@agropan.coop.br

55 3272-8900


Desenvolvido por BRSIS