A um mês do prazo final da Declaração Anual de Rebanho, apenas 43% foram entregues

04/10/2023

POR ELAINE PINTO

O prazo final para a Declaração Anual de Rebanho se aproxima: 31 de outubro é o último dia para cumprir esta obrigação sanitária de todos os produtores rurais gaúchos que trabalhem com agronegócios de produção animal. A menos de um mês para o fim, foram feitas apenas 43% das 380 mil declarações esperadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

Quatro municípios já computam 100% de declarações entregues: Erval Grande, Mampituba, São Domingos do Sul e Severiano de Almeida.

Desde 2022, a atualização cadastral está mais completa, com informações mais detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal, o que torna a declaração mais extensa. Por isso, não é aconselhável que seja protelada até a última hora.

“Manter esses dados atualizados pelo produtor é de extrema importância, porque todas as políticas públicas voltadas para a sanidade animal são baseadas nestas informações. Para que sejamos mais assertivos nas políticas públicas de saúde animal, precisamos estar com todas as informações o mais fidedignas possível", explica a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Rosane Collares Moraes.

Como fazer

No final de setembro, a Secretaria lançou o módulo online da Declaração Anual de Rebanho, disponível no Sistema de Defesa Agropecuária, o Produtor Online. Esse módulo permite ao produtor rural fazer a declaração diretamente via sistema, sem precisar se deslocar até à Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária de referência.

Para acessar a Declaração Anual de Rebanho, o produtor precisa apenas entrar normalmente no SDA - Produtor Online, com o mesmo login e senha que utiliza para emitir Guias de Trânsito Animal (GTAs), por exemplo. O novo módulo tem layout responsivo para celulares e tablets, podendo ser acessado também nestes aparelhos. O passo-a-passo para fazer a declaração dessa forma está disponível neste tutorial.

Quem ainda não tiver acesso ao Produtor Online, pode requisitá-lo na Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária de referência. As IDAs e EDAs continuarão a fazer a Declaração Anual de Rebanho no formato presencial.

Mais informações estão disponíveis em www.agricultura.rs.gov.br/declaracao.


Fonte: Secretaria da Agricultura/RS

https://www.agricultura.rs.gov.br/a-um-mes-do-praz...

MATRIZ

Tupanciretã - RS

Av. Padre Roque Gonzales, S/Nº, 98170-000

agropan@agropan.coop.br

55 3272-8900


Desenvolvido por BRSIS