Aliança Láctea valida Plano de Competitividade e indica passos para o setor lácteo

23/11/2023

POR COM INFORMAÇÕES DA JARDINE COMUNICAÇÃO

O setor lácteo sul-brasileiro tem um norteador com dez estratégias para reposicionar a produção nacional. Apresentado na manhã desta quarta-feira (22/11) durante reunião da Aliança Láctea Sul Brasileira, na sede da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), em Porto Alegre (RS), o Plano de Desenvolvimento da Competitividade Global do Leite Sul-Brasileiro (PDCGL) traz um diagnóstico das fragilidades e indica linhas e ações efetivas a serem adotadas em diferentes esferas nos próximos anos. O projeto, elaborado de forma colaborativa por lideranças do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foi capitaneado pelo então coordenador da Aliança Láctea, Airton Spies.

O próximo passo será apresentar o plano aos governos dos diferentes estados, ao Palácio do Planalto, empresas e bancos de fomento que estimulem a produção do leite sul-brasileiro. “O leite é hoje a cadeia produtiva que tem os maiores ganhos marginais a incorporar. É um setor que tem ineficiências e no qual ações que forem feitas darão grandes resultados. Tem também potencial de movimentar a economia, gerando empregos e consumo de equipamentos e insumos”, frisou Airton Spies, que, nesta quarta-feira, entregou a presidência da ALSB ao gaúcho Rodrigo Rizzo, da Farsul, que ficará à frente da Aliança no biênio 2024/2025.

Entre os projetos a serem fomentados, está a definição de estratégias que efetivem a implementação do Plano de Desenvolvimento da Competitividade Global do Leite Sul-Brasileiro, apresentado na reunião pelos três estados. Rizzo assume, conjuntamente, a cadeira da Aliança Láctea na Câmara Setorial do Leite, tendo como suplente um representante do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat).

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) foi representada na reunião da Aliança Láctea Sul Brasileira pelo assessor técnico do gabinete do secretário, Antônio Carlos de Quadros Ferreira Neto.


Fonte: Secretaria da Agricultura/RS

https://www.agricultura.rs.gov.br/alianca-lactea-v...

MATRIZ

Tupanciretã - RS

Av. Padre Roque Gonzales, S/Nº, 98170-000

agropan@agropan.coop.br

55 3272-8900


Desenvolvido por BRSIS