Sobre a Agropan

Nascida da necessidade de produtores rurais da região que buscavam um local seguro para armazenagem e posterior comercialização de grãos (trigo e soja) foi fundada, em 30 de dezembro de 1970, a Agropan. O surgimento da Cooperativa é fruto da iniciativa de 112 produtores rurais locais e da expansão da agricultura no Rio Grande do Sul nos anos 1950-1975, ocasião em que tanto a área cultivada como a quantidade produzida apresentavam um crescimento exponencial.

Inicialmente escolhida para ser a sede da Cooperativa, a "Charqueada Velha" pertencia ao Coronel Marcial Terra e estava localizada em ponto considerado estratégico para escoamento da produção e recebimento e entrega de insumos: ao lado da via férrea.

Nos anos seguintes, a Agropan foi expandindo sua área de atuação, com a construção e aquisição de novas unidades tanto na cidade como no interior de Tupanciretã e região. Mas foi a partir dos anos 2000, com o apoio do seu quadro de associados e de seus colaboradores, que a Cooperativa se consolidou definitivamente no mercado nacional como uma das maiores empresas do agronegócio.

O comprometimento com seus valores e a seriedade na condução dos negócios proporcionou um crescimento sólido, fazendo com que a credibilidade se tornasse sua marca.



A Agropan em números

1.875

Associados

387

Colaboradores

15*

Unidades de recebimento

Loja de eletromóveis e materiais de construção

Loja de peças, produtos veterinários e agropecuários**

Fábrica de Ração

342.000

Toneladas de capacidade de armazenagem estática

* Mais a estrutura da Sede
** Localizada na Sede, além de postos de vendas em 4 (quatro) Unidades do interior - Santa Tecla, Inhacapetum, São Joaquim e São José.

Missão

Estimular o desenvolvimento na cadeia do agronegócio com qualidade e tecnologia, propiciando competitividade ao associado e à cooperativa, contribuindo com o desenvolvimento regional sustentado.

Diretoria

Presidente

Juarez Bay Nascimento

Vice-Presidente

Airton Balzan

Conselho de administração

Adolfo Henrique Weihs

Diego Valentini Perlin

Elvis Samir Lassen

Graciane Ceolin

José Leonel Vieira

Oldair Ibanes Campara

Paulo Almeida Severo

Maicon Debiasi

Conselho Fiscal - Titulares

Regis Dania Prestes

Robson Bernardi Andreatta

Vilson Coradini

Conselho Fiscal - Suplentes

Carlos Augusto Vendruscolo

Cleiton Basso

Wagner da Silva Londero

Escolhido como sede da Agropan, o município de Tupanciretã está localizado na Região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul e é considerado o maior produtor de soja do Estado, com área de plantio estimada em 140 mil hectares. Além da soja, são cultivados em maior quantidade na região o trigo e o milho, predominando as médias e grandes propriedades.

Mas além de Tupanciretã, a Cooperativa tem importante atuação nos municípios de Jari, Quevedos, Toropi, Joia, Augusto Pestana, Santiago, Capão do Cipó, São Pedro do Sul, Júlio de Castilhos, Cruz Alta, Jaguari, Mata, São Miguel das Missões e Santo ngelo, alavancando atividades sob uma área de grande extensão e com ótimos índices de produção.

Aliás, a produtividade local tem sido destaque ao longo dos últimos anos. Dados do IBGE de 2018 apontaram que, além de Tupanciretã, alguns desses municípios da área de atuação da Agropan estavam entre os maiores produtores da região Sul do Brasil: Tupanciretã (478 mil toneladas); Júlio de Castilhos (332 mil toneladas); Cruz Alta (326 mil toneladas); Jóia (269 mil toneladas); São Miguel das Missões (252 mil toneladas).

A Cooperativa está sempre trabalhando para realizar melhorias que permitam absorver com eficiência toda a força que vem do campo.

1970

Documento datado de 19.12.1970 convocava para a assembleia de constituição da Cooperativa Agrícola de Tupanciretã Ltda, a qual veio a se realizar no dia 30.12.1970, com a participação de 112 produtores rurais.

1971

Recebimento da primeira safra de trigo e fase intermediária da construção do graneleiro na Sede, que veio a ser concluído apenas para recebimento da safra de soja 1971/1972.

1974

Nos anos seguintes, a estrutura da Sede foi sendo ampliada, e além do graneleiro finalizado em 1972, a Cooperativa contava com um novo escritório, um prédio de defensivos agrícolas e um armazém sementeiro.

1976

Inauguradas duas novas filiais: a Unidade 2 - Santa Tecla, interior do município de Tupanciretã e a Unidade 3 - de São José, interior do município de Joia.

1983

Inaugurada a quarta filial da Cooperativa, Unidade 4 - Inhacapetum.

No mesmo ano, a Cooperativa materializa seu agradecimento ao Capitão Eduardo Ribeiro Bonumá, fundador, Primeiro Presidente e grande incentivador do Cooperativismo. Na cerimônia, o descerramento da placa é realizado pelo filho do homenageado, Eduardo Terra Bonumá, que anos mais tarde seria eleito Presidente da Agropan para a Gestão 1996-2000.

1984

A Agropan adquire da Cooperativa Rural Serrana Ltda a Unidade Forrageira.

1992

Concluída a construção de mais uma Unidade, a de número 6 ? São Joaquim, localizada no então distrito de Jari.

1993

Neste ano foram adquiridas do Grupo Olvebra uma Unidade de armazenamento localizada em Tupanciretã, na Vila Chiapeta (Unidade 7), e um posto de recebimento, localizado no interior de Espinilho Grande (Unidade 8 - Espinilho).

1995

Em comemoração aos 25 anos da AGROPAN foi construído em frente à Sede Administrativa o MONUMENTO AO LAVRADOR (em bronze - gaúcho de bombacha, guaiaca e lavrando o solo com arado de aiveca).

2000

Momento da assinatura do Programa de Revitalização das Cooperativas de Produção Agropecuária (Recoop). A adesão ao projeto, conquistada depois de dois anos de muito trabalho da Direção, foi determinante para que a Agropan retomasse o rumo do crescimento na década que iniciava.

2003

Construída a Unidade 9, desta vez localizada em Bocaverá, interior de Tupanciretã.

2004

Concluída a obra da nova loja de peças, insumos, produtos veterinários e agropecuários em geral, mais ampla e moderna, idealizada para melhor atender associados e clientes, vindo a ser inaugurada no início de 2005.

2005

Agropan tem sua atuação destacada pela primeira vez no cenário nacional, com seu nome incluído em conceituadas revistas de expressão, estando entre as 300 maiores empresas exportadoras do sul e entre as 500 maiores empresas do agronegócio do País.

2006

Adquirida do grupo Ceval/Bunge uma Unidade de recebimento, localizada em Boqueirão da Palma, interior de Tupanciretã (Unidade 10 - Boqueirão).

2008

Nova Unidade de recebimento inicia as atividades: Unidade 11 - Lagoa Vermelha, Tupanciretã.

2009

Adquirida mais uma Unidade que pertenceu ao grupo Ceval/Bunge, localizada na estrada Tupanciretã - Júlio de Castilhos, e a partir daí conhecida como Unidade 12 - Abacatu.

2014

A Agropan finaliza a construção de duas novas unidades, aumentando ainda mais a capacidade de armazenamento: Unidade 13 - Jari e Unidade 14 - Caneleira.

2015

Concluídas as obras do desvio ferroviário para 60 vagões, na Unidade 12 - Abacatu, na estrada Tupanciretã - Júlio de Castilhos, importante investimento da Agropan para melhorar a eficiência no escoamento da produção.

2017

A Agropan arrenda duas Unidades, uma no município de Capão do Cipó e outra no de Jóia, ampliando sua área de atuação.

Unidade Jóia

Associação dos Funcionários

Associação dos Funcionários Agropan

Associação Atlética Agropan

Rua Domingos Veríssimo, S/Nº - Tupanciretã - RS - Fone: (55) 3272-2325

Esportes praticados


  • Futebol de Salão
  • Futebol sete
  • Voleibol
  • Bolão
  • Bocha
  • Ping-Pong
  • Sinuca e bola cem

Atividades anuais


  • Folias de Momo (Bloco de Carnaval Verde e Branco)
  • Torneio Interno de Integração dos Funcionários (todas modalidades)
  • Torneio Semana da Cipa
  • Torneio de núcleos da Agropan
  • Festas Juninas
  • Festividades Semana Farroupilha (Piquete dos Laçadores Galpão Crioulo)
  • Baile do Chopp
  • Festa das Crianças
  • Festa de Final de Ano dos Funcionários

MATRIZ

Tupanciretã - RS

Av. Padre Roque Gonzales, S/Nº, 98170-000

agropan@agropan.coop.br

55 3272-8900


Desenvolvido por BRSIS