SOBRE A AGROPAN
Nascida da necessidade de produtores rurais da região, que buscavam um local seguro para armazenagem e posterior comercialização de grãos (trigo e soja) foi fundada, em 30 de dezembro de 1970, a Agropan. O surgimento da Cooperativa é fruto da iniciativa de 112 produtores rurais locais e da expansão da agricultura no Rio Grande do Sul nos anos 1950-1975, ocasião em que tanto a área cultivada como a quantidade produzida apresentavam um crescimento exponencial.
Inicialmente escolhida para ser a sede da Cooperativa, a "Charqueada Velha" pertencia ao Coronel Marcial Terra e estava localizada em ponto considerado estratégico para escoamento da produção e recebimento e entrega de insumos: ao lado da via férrea.
Nos anos seguintes, a Agropan foi expandindo sua área de atuação, com a construção e aquisição de novas unidades tanto na cidade como no interior de Tupanciretã e região. Mas foi a partir dos anos 2000, com o apoio do seu quadro de associados e de seus colaboradores, que a Cooperativa se consolidou definitivamente no mercado nacional como uma das maiores empresas do agronegócio.
O comprometimento com seus valores e a seriedade na condução dos negócios proporcionou um crescimento sólido, fazendo com que a credibilidade se tornasse sua marca.
Escolhido como sede da Agropan, o município de Tupanciretã está localizado na Região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul e é considerado o maior produtor de soja do Estado, com área de plantio estimada em 140 mil hectares. Além da soja, são cultivados em maior quantidade na região o trigo e o milho, predominando as médias e grandes propriedades.
Mas além de Tupanciretã, a Cooperativa tem importante atuação nos municípios de Jari, Quevedos, Toropi, Joia, Augusto Pestana, Santiago, Capão do Cipó, São Pedro do Sul, Júlio de Castilhos, Cruz Alta, Jaguari, Mata, São Miguel das Missões e Santo ngelo, alavancando atividades sob uma área de grande extensão e com ótimos índices de produção.
Aliás, a produtividade local tem sido destaque ao longo dos últimos anos. Dados do IBGE de 2018 apontaram que, além de Tupanciretã, alguns desses municípios da área de atuação da Agropan estavam entre os maiores produtores da região Sul do Brasil: Tupanciretã (478 mil toneladas); Júlio de Castilhos (332 mil toneladas); Cruz Alta (326 mil toneladas); Jóia (269 mil toneladas); São Miguel das Missões (252 mil toneladas).
A Cooperativa está sempre trabalhando para realizar melhorias que permitam absorver com eficiência toda a força que vem do campo.
DIRETORIA
Luis Carlos Piccoli
Diretor Comercial de Grãos
Enio Schindler
Diretor de Insumos
Rudi Nei Schneider
Diretor de Varejo
Cristiano Koch
Diretor Administrativo/ Financeiro
Luiz Adolfo Basso Valentini
Rafaela Bassan da Silveira Cervi
Marco Aurelio Rubinich Taschetto
Wagner da Silva Londero
Perfeto Afonso Sari
Leandro Cattelan Donaduzzi
Anderson Henrique Muller
Elvio José Basso
Titulares
Raone Puntel Bernardi
Jardel Filipe Pimentel Fredrich
Emerci Natalberto Richter
Suplentes
Celso Antônio Debiasi
André Luiz Soldera
Aldori Antônio Souto
Luis Carlos Piccoli
Diretor Comercial de Grãos
Enio Schindler
Diretor de Insumos
Rudi Nei Schneider
Diretor de Varejo
Cristiano Koch
Diretor Administrativo/Financeiro
finalizado em 1972, a Cooperativa contava com um novo escritório, um prédio de
defensivos agrícolas e um armazém sementeiro.
Tupanciretã e a Unidade 3 - de São José, interior do município de
Jóia.
No mesmo ano, a Cooperativa materializa seu agradecimento ao Capitão Eduardo Ribeiro Bonumá, fundador, Primeiro Presidente e grande incentivador do Cooperativismo. Na cerimônia, o descerramento da placa é realizado pelo filho do homenageado, Eduardo Terra Bonumá, que anos mais tarde seria eleito Presidente da Agropan para a Gestão 1996-2000.
agropecuários em geral, mais ampla e moderna, idealizada para melhor atender
associados e clientes, vindo a ser inaugurada no início de 2005.
Tupanciretã.
Abacatu.
capacidade de armazenamento: Unidade 13 - Jari e Unidade 14 - Caneleira.
na estrada Tupanciretã - Júlio de Castilhos, importante investimento da Agropan para melhorar a eficiência no escoamento da produção.